quinta-feira, 25 de março de 2010

RECEITA DO DIA: Patê de Tomate - 22/10/09

Ingredientes:

½ Xícara (chá) de requeijão cremoso light
1/3 de xícara (chá) de molho de tomate pronto
1 colher (sopa) de suco de limão
Azeitonas pretas picadas

Modo de Fazer:

Misture tudo em liquidificador

RECEITA DO DIA: Panqueca de Palmito - 13.O8.09

1 Copo grande de água
1 Colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo branca
2 colheres (sopa) de óleo
2 claras
1/2 xícara de germe de trigo
RECHEIO
3 copos de palmito refogado misturado com batatinha cozida com sal e amassada.
MODO DE FAZER
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Com o auxílio de uma concha, despeje-os numa frigideira apenas untada com pouco óleo, vire para "fritar" as panquecas dos dois lados. Recheie com o palmito.
Tirado do livro Saúde com Sabor da autora Eunice Leme Vidal!
Ligue para a Casa Publicadora Brasileira e se informe dos produtos:
0800 979 0606
Acesse: www.cpb.com.br

RECEITA DO DIA: Pão Integral - 14/05/09

Pão Integral, Mini Pão e Palito
Ingredientes:
4 xícaras de água morna
8 xícaras de chá de farinha de trigo refinada
5 xícaras de chá de farinha de trigo integral
5 e ½ colheres de sopa de farelo de trigo
5 colheres de sopa de germe de trigo
26 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de sopa de sal (colher rasa)
4 colheres de açúcar mascavo
2 e ½ colheres de sopa de fermento biológico fresco
4 colheres de sopa de glúten de trigo
Modo de Preparo:
Dissolva o fermento em ½ xícara de água e reserve.
Em uma tigela misture bem os seguintes ingredientes: fibra de trigo, germe de trigo, açúcar mascavo, óleo, sal e o restante da água. A essa mistura acrescente toda a farinha de trigo integral, misture bem. Depois o glúten, misture bem. Em seguida o fermento dissolvido, misture bem.
Após poucos vá acrescentando a farinha de trigo branca.
Deixe descansar por 40 minutos.
Depois, divida a massa em quatro partes e coloque em formas untadas, deixe crescer cerca de 40 minutos, coberto com um pano úmido. Leve ao forno para assar, 30 a 40 minutos.
Rendimento: 4 pães

Tirado do site:
http://saudeesabor.com/index.php?option=com_content&task=view&id=131&Itemid=26

DICA DE SAÚDE - SETE REFRIGERANTES TÊM SUBSTÂNCIAS CANCERIGENAS

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa

FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.
O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.
O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.
Adoçantes e corantes
A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.
Foram reprovados outros seis produtos [Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero] que tinham os corantes amarelo crepúsculo --que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil-- e amarelo tartrazina --com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.
Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.
Outro lado
A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.
A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".
Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado."


RECEITA DO DIA: Suco Firmeza da Pele

No verão, nada melhor que tomar bastante líquido.
Ingredientes:
1/2 copo de suco concentrado de laranja
1 cenoura ralada
2 fatias de beterraba
1/2 copo de água mineral gelada
Modo de Fazer:
Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.
Veja mais receitas e dicas de saúde no site: www.saudeesabor.com

RECEITA DO DIA: Lasanha de Cenoura e Couve-Flor (lacto)

Ingredientes

Para o molho:
1 cebola pequena picadinha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de margarina
3 1/2 litros de leite
Sal e noz moscada ralada a gosto

Para a lasanha:
1 couve flor grande (só os buquês em pedaços pequenos) (700 g)
2 cenouras médias em rodelas
500 g de mussarela ralada
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 embalagem (500 g) de lasanha (pré-cozida)

Preparo

Molho:
Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz moscada. Reserve.

Montagem:
Numa forma retangular grande e alta nº 4 (30 x 43 cm) espalhe o molho no fundo. Cubra com as folhas de lasanha e com o molho. Espalhe a couve flor, a cenoura, a mussarela e o queijo parmesão. Cubra com o molho reservado. Faça camadas de lasanha, molho, couve flor, cenoura, mussarela e queijo parmesão, terminando com lasanha, molho, mussarela e queijo parmesão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos para dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.

Rendimento: 20 porções

Dia triste...

Fiquei ontem muito triste ao ver que meu orkut foi invadido e com ele a nossa comunidade se foram! Mas tentarei repassar todas as coisas que estão na comunidade pra cá!

Um abraço!

quarta-feira, 17 de março de 2010

BRINDE DA PRÓXIMA SEMANA!!!

Você vai concorrer ao

Livro Tempo de Esperança

Então não fique de fora e participe!!!

Abraço!

DICA: Livro Tempo de Esperança

Tempo de Esperança: 24 horas para você renovar suas energias.

Você tem muita coisa para fazer e pouco tempo para dar conta de tudo?

Num mundo que aprimora rapidamente os produtos eletrônicos e outros aparelhos que diminuem a necessidade de trabalho, temos bem menos tempo de qualidade do que nossos bisavós. O envolvimento em múltiplas tarefas é exibido por muitos como se fosse um distintivo de honra. Mas os problemas de saúde que resultam desse ritmo alucinante continuam a afligir a sociedade.

Deus oferece um refúgio nesse mundo agitado. É um momento especial para refletirmos sobre as coisas mais importantes da vida, em especial nosso relacionamento com Ele e com a família.

A grande lição é que precisamos desesperadamente desse tempo sagrado. Necessitamos de alívio do bombardeio constante das atividades do dia a dia para encontrar alegria no relacionamento significativo com Deus e com as pessoas que mais amamos.

Autor: Mark Finley está envolvido no ministério cristão há mais de 40 anos, pregando, ensinando, realizando cursos sobre crescimento espiritual e dando palestras sobre estilo de vida saudável. Como palestrante internacional, ele viaja pelo mundo para falar em reuniões de grande escala.

Para solicitar o livro para um amigo acesse www.esperanca.com.br/livro

DICA DE SAÚDE - CAMINHADA - O Que Fazer Quando Dói?

A dor na caminhada pode ser uma resposta do corpo à falta de hábito ou indicar alguma lesão nos músculos . Para checar a gravidade repare se a dor está suportável e constante ou se é muito forte e aparece de repente.

No primeiro caso, basta tomar um analgésico até o músculo se acostumar com a dor. Já na segunda situação, pare imediatamente a caminhada, coloque gelo e deixe a região em repouso até chegar a um hospital.

Jeito certo de andar:

  • Visão: siga o trajeto como se estivesse olhando para o infinito.
  • Respiração: inspire e expire de forma suave, profunda e regular.
  • Braços: alterne pés e mãos – quando o pé esquerdo está à frente, o braço direito fica atrás e vice versa.
  • Mãos: tem de ficar como se você segurasse uma borboleta – não aperte nem abra demais.
  • Barriga: deixe a contraída para ficar ereta e proteger a coluna.
  • Quadril: acompanha o movimento das pernas para a frente e para trás, sem cair dos lados.
  • Pés: pise com o calcanhar e impulsione com a ponta do pé.
LINK: http://www.idealdicas.com/caminhada-o-que-fazer-quando-doi/

sexta-feira, 12 de março de 2010

RECEITA DO DIA: Lasanha Rápida (11.03.10):

1. Unte uma fôrma ou refratário.

2. Prepare um bom molho de tomate, acrescentando carne vegetal ou glúten moído, ou proteína vegetal texturizada, já deixado de molho. Deixe ferver bem. Utilize meio pacote de lasanha.

3. Vá arrumando na fôrma: uma camada de lasanha (crua), uma camada de molho (espalhe bem) e uma camada de queijo-de-minas fresco, cortado em fatias.

4. Continue alternando as camadas até acabar a lasanha. Termine com uma camada de queijo.

5. Despeje por cima, com cuidado, um litro de leite (pode ser litro de vaca ou de soja).

6. Guarde na geladeira até o dia seguinte.

7. Leve ao fogo quente por 40 minutos e sirva a seguir.

Quem Merece o DESTAQUE MUSICAL desta Quinta (18.03.10):

Vote e Comente! Quinta vamos saber se terá brinde ou não, mas, fique atento e num deixe de participar! Abração!

Fim da votação: 18 mar (em 6 dias) - Criado por: Richarle

Fernanda Baía - Frágil Embarcação



Joyce Carnassales - Milagres Atuais



ACESSE E PARTICIPE VOTANDO NA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT E CONCORRA A BRINDE!

quinta-feira, 11 de março de 2010

DICA DE SAÚDE -> Cuidados com o Sol


Evite tomar sol entre 11h e 17h (horário de verão), o sol em excesso pode ser muito prejudicial ao organismo, provocando desde queimaduras, manchas e alergias até câncer de pele. Mas o sol na medida certa pode ser bom para o tratamento de doenças de pele, como a psoríase, a dermatite e a seborréia.

Outra boa dica para se proteger do sol é refrescar-se na sombra de um guarda-sol, de uma barraca ou de uma árvore.
Não se esqueça de passar um protetor solar adequado para seu tipo de pele e de tomar bastante líquido.
Mesmo nos dias nublados use sempre filtro solar. Proteja sua pele em todas as atividades ao ar livre.
Cuidados especiais devem ser tomados com crianças de até 6 meses de idade: nada de sol sem protetor solar e muita sombra para eles.
Crianças de mais de 6 meses devem respeitar os horários e utilizar filtro solar 15 ou mais em todo corpo.

Link: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=22&id=1901

quinta-feira, 4 de março de 2010

RECEITA DO DIA -> Flã de Banana e Canela (04.03.10):

INGREDIENTES

4 bananas
1/2 de colher de chá de canela em pó
300 g de iogurte natural de consistência firme
4 colheres de sopa de açúcar demerara

MODO DE FAZER

Preaqueça o forno. Descasque as bananas e corte cada uma delas em aproximadamente 16 pedaços. Divida-os entre quatros tigelinhas refratárias com capacidade para 250 ml e polvilhe a canela em pó. Com uma colher, espalhe o iogurte sobre os pedaços de banana, de forma a cobri-los completamente. Polvilhe 1 colher de sopa de açúcar igualmente sobre cada sobremesa.
Arrume as tigelinhas num tabuleiro e coloque-o no forno. Asse por cerca de 1 minuto ou até o açúcar derreter, misturando-se ao iogurte. Vigie para certificar-se de que não vai queimar. Tire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.

Hoje!

Hoje mais um Programa ao meio dia com muita música e a sua participação é claro!
Um abração!

DICA DE SAÚDE - Mamão uma delícia cheia de benefícios

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.

O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.

Link: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/mamao-uma-delicia-cheia-de-beneficios.php