sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ele está fazendo 90 anos, hoje!


O rádio faz aniversário hoje. São 90 anos no Brasil. A estreia foi no centenário da independência, no Rio de Janeiro, em 1922. Eram umas poucas “caixas de som” espalhadas pela capital Federal, na época. O primeiro a falar no veículo foi um político, o presidente da República, Epitácio Pessoa.
Destes 90 anos, o programa cristão pioneiro, “A Voz da Profecia” já tem uma fatia de 69 primaveras. O lançamento aconteceu no dia 23 de setembro de 1943, em 17 emissoras, estrategicamente escolhidas em diferentes regiões do país. Hoje, com 23 anos, a Rede Novo Tempo de Rádio (Brasil) é composta por, exatamente, 17 emissoras!
Também tenho uma participação nesse bolo de aniversário. Uma considerável fatia de 31 anos de envolvimento com a produção radiofônica. A paixão vem de menino. Com um velho receptor “Motoradio” era possível sintonizar emissoras de diferentes lugares do país e do mundo. Além das narrações empolgantes do futebol, deliciava-me com a incomparável voz de Roberto Rabello, na Voz da Profecia. Jamais imaginei que um dia o Pr. Rabello faria meu casamento e eu trabalharia como produtor de textos desse programa (entre 2003 e 2004).
O advento da televisão, na década de 1950, prenunciava o fim do rádio. Os gurus da época erraram. Mesmo perdendo os principais artistas para a “telinha”, o rádio adaptou-se, cresceu e continua mais vivo do que nunca, graças às novas tecnologias: você pode ouvir rádio em qualquer lugar, inclusive sem aparelho. Basta um celular.
O rádio trabalha com a imaginação, a instantaneidade, a individualidade. Você fala com um e alcança… milhões! No automóvel, por exemplo, é o único veículo de comunicação que você pode ouvir tranquilamente, sem risco de ser multado pelo guarda, ao dirigir. Experimente falar ao telefone, ver TV ou navegar na internet, enquanto dirige… Aliás, não experimente! É risco de multa e de morte!
90 anos.  O rádio é um senhor grisalho, com algumas rugas interferenciais no AM, porém, muita energia nos transmissores de FM e, principalmente, no www. Vai longe! Tem uma missão divina que até o salmista a descreveu, sem saber: “Fazes dos ventos Teus mensageiros… Ele envia as suas ordens à Terra, e  Sua Palavra corre mui velozmente” (Salmo 104:4 e 147:15). Isso mesmo! Na velocidade de 300 milhões de metros por segundo viajam as ondas eletromagnéticas! Voando como os anjos de Apocalipse 14, anunciando a todos, em todos os lugares, que é chegada a hora do juízo, do tempo da volta do Senhor Jesus.
Cumpramos a missão e, fervorosamente, oremos: “Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20).

Fonte: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2012/09/07/ele-esta-fazendo-90-anos-hoje/

Nenhum comentário:

Postar um comentário