segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Hoje #AVozdaProfecia completa 70 anos no Brasil

Exatamente no dia 23 de setembro de 1943 foi ao ar, pela primeira vez, em 17 emissoras de rádio do Brasil, o programa “A Voz da Profecia”.  Uma empresa de publicidade de Nova York foi quem contratou as irradiações com as principais estações da época, estabelecidas em diferentes capitais de nosso país.
As primeiras palavras da palestra, na voz de Roberto Rabello, que ser tornaria referência para programas de cunho religioso, foram: “Deveras vivemos num século de maravilhas. Fazemos num ano o trabalho de séculos”. E assim era e assim foi. O rádio brasileiro, com 21 anos de idade, estava em plena expansão.
Dos grandes “bolachões” (LPs) até o mp3 foram sete décadas de muito progresso na área fonográfica. Nos primórdios, as gravações eram feitas em um estúdio de Hollywood, diretamente nos discos. As fitas magnéticas ainda não haviam sido inventadas. Isso exigia uma grande disciplina nas gravações. Ninguém podia errar. O quadro ficava ainda mais complexo porque toda a música era feita ao vivo por um quarteto americano (The King’s Heralds) cujos integrantes não falavam uma palavra sequer em português. Eles aprendiam a pronúncia das músicas, palavra por palavra. Eram longas horas de ensaio. E, quando ocorria algum erro na gravação, todo o trabalho era jogado fora e começava-se novamente desde a primeira introdução.
Assim, nos primeiros vinte anos, o programa foi produzido fora do país. O quarteto americano gravou exatamente 368 hinos em português, durante esse tempo. Além deles, Del Delker, solista do programa em inglês, também participou ativamente das gravações por muitos anos.
No começo da década de 1960 foi construído um local para sediar A Voz da Profecia e instalado um estúdio de gravações, inaugurado em 1962, no Rio de Janeiro. Foi aí que surgiu a primeira formação do quarteto Arautos do Rei: Henry Feyerabend, Luís Mota, Joel Sarli e Samuel Campos.
Na década de 1990 a sede do programa mudou para Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Em 2005, uma terceira mudança, desta vez para Jacareí, interior de São Paulo, onde está a Rede Novo Tempo de Comunicação.
Neste ano de 2013 “A Voz da Profecia” completa 70 anos ininterruptos de transmissões. Desde 2011 o apresentador é o Pr. Ivan Saraiva, 37, paranaense de Curitiba. A equipe tem ainda a participação do quarteto Arautos do Rei, formado por Milton Andrade, Ozéias Reis, Jairo Souza e Társis Iraídes. O programa é veiculado em mais de quinhentas emissoras brasileiras.

Fonte: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2013/09/23/hoje-a-voz-da-profecia-completa-70-anos-no-brasil/

Primeiro programa! Ouça:

Espero que tenha gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário