quarta-feira, 30 de junho de 2010

RECEITA DO DIA -> Espetinho de PVT (01.07.10)

Ingredientes:

PVT grosso escuro (pode ser o claro, mas acho o escuro mais gostoso)
Pimentão vermelho, verde e amarelo
Cebola
Temperos - alho, orégano, cominho (importante), cebola em pó (opcional), etc.
Limão
Azeite
Sal

Modo de Fazer:

Hidrate e tempere o PVT com sal, alho, orégano, limão, cominho e o que mais desejar. Corte os pimentões e a cebola em quadrados grandes. Tempere com azeite, sal e orégano. Coloque de forma alternada o PVT, pedaços de cebola e de pimentão em espetinhos para churrasco. Arrume os espetinhos numa forma, regue com um pouco de água e azeite e leve ao forno até cozinhar a cebola e o pimentão. Fica muito saboroso. Claro que você pode acrescentar ao espetinho outros ingredientes de sua preferência, como, por exemplo, azeitona.

Tirado do link: http://www.saude-familia.blogspot.com/

DICA DE SAÚDE -> Precisando de energia? Ar fresco, não cafeína

Daí bate aquele sono, aquela dificuldade em se concentrar, aquele bode da vida… E seu corpo pede um pulinho na máquina de café para salvar a produtividade. O quê? Acabou o café?! O plano B é ir lá fora respirar um pouquinho de ar fresco. E o efeito vai ser o mesmo. Tem cafeína no ar? Não, mas, de acordo com pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova Iorque (EUA), é como se tivesse. Segundo eles, um passeio de 20 minutos ao ar livre é tão revitalizante para corpo e mente quanto uma dose normal de café. E não precisa fazer polichinelos lá fora ou nada assim. Você pode até ficar paradinho, sem praticar qualquer atividade física, que a energia vem.

“A natureza é um combustível para a alma”, poetiza o responsável pelo estudo, o professor de psicologia Richard Ryan. Segundo ele, quando a gente se lembra da “ligação intrínseca entre o corpo humano e o mundo natural”, nos sentimos mais vivos.

Poesia à parte, tem ciência envolvida na constatação: os pesquisadores conduziram testes com 537 estudantes, expondo-os a uma variedade de situações (tanto de ação quanto de sedentarismo) dentro de um prédio e ao ar livre, enquanto iam medindo seus níveis de energia e bom-humor.

Resultado: segundo Ryan, simplesmente imaginar estar ao ar livre já foi suficiente para aumentar a energia geral dos estudantes. E 20 minutos do lado de fora (agora de verdade) resultou num “aumento massivo” de vitalidade nos jovens.

E aí, topa deixar o cafezinho de lado e fazer o teste você mesmo?

(Superinteressante)

terça-feira, 29 de junho de 2010

DICA DE SAÚDE -> Mau Hálito - Halitose: Tratamentos Naturais

SINTOMAS O hálito tem um odor desagradável.

CAUSES
Toque as costas de sua mão com sua lingual e cheire. Este é um teste simples que você pode fazer para verificar como anda o seu hálito.

Não cuidar de seus dentes corretamente escovando-os pode ser uma causa primária. Mas cáries dentárias, indigestão, má alimentação, constipação, inadequada digestão de proteínas, infecção no nariz ou garganta, mal funcionamento hepático, stress ou acúmulo de metais pesados também podem ser causas.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Escove os dentes após cada refeição. Use fio dental.

• Escove a língua cuidadosamente. Ela contém, muitas vezes, partículas de alimentos e bactérias, e precisa ser limpa.

• Beba mais água. Desidratação freqüentemente provoca mau hálito, especialmente pela manhã. Como não existe o fluxo de saliva durante o sono, ocorre então a limpeza da boca durante a noite.

• Coma salsa. Outros alimentos que contêm clorofila também são bons para o hálito.

• Tome carvão pela boca. Deixe-os dissolver lentamente na boca.

• Faça uma dieta por cinco dias durante os quais 50% do que você come é cru. Isso ajudará a limpar o seu corpo.

• Maçãs, cenouras, aipo entre outros, são excelentes para a limpeza da boca no final de uma refeição. Eles eliminam bactérias causadoras de odor da boca.

• Exercícios ao ar livre irão trazer mais oxigênio para os pulmões e ajudar na limpar do corpo, reduzindo o mau hálito.

• Na vida de muitos, doenças gengivais é uma das principais causas de mau hálito. Coloque goldenseal nas gengivas infectadas ou feridas na boca. Faça isso por 3 dias para ajudar a curar as gengivas.

• Muito menos provável, respiração bucal pode causar mau hálito. No entanto, para muitos, as vantagens da respiração bucal (para obter mais oxigênio do que outra forma poderia ser feito) superam as possíveis desvantagens.

• Infecção nos seios nasais produz uma descarga com um mau cheiro. Se você tiver problemas nos seios, esta pode ser a causa do seu mau hálito.

• Não coma alimentos picantes.

• Comer carne pode produzir mau hálito, tanto por causa das partículas deixadas na boca quanto por causa de indigestão.

• Queijos e peixes também causam mau hálito.

• Sim, existe o alho que dá um cheiro forte, mas ele é um tão poderoso assassino de germes que pode ser necessário tomá-lo mesmo assim.

• Beber café, cerveja, vinho ou uísque são excelentes formas de ter mau hálito. A água é o melhor líquido para o seu corpo.

• Utilize mirra, alecrim ou hortelã ao escovar os dentes e lavar a boca.

• Evite alimentos que ficam presos entre os dentes com demasiada facilidade.

• Evite alimentos que são também susceptíveis de provocar cáries dentárias, tais como carne, balas, doces e chicletes.

• Casos foram notificados de alergias alimentares que causaram mau hálito. Pesquise os alimentos que podem causar alergia e evite-os.

• Evite a constipação.

• Em casos de mau hálito causado por problemas estomacais, chá de tomilho pode ser útil.

• Ferva sua escova de dentes cada mês, ou compre uma nova. As bactérias crescem sobre a escova. Lave com água oxigenada ocasionalmente durante o mês.

• Procure não utilizar produtos industrializados para bochechos. Geralmente eles irritam a boca mais do que resolvem quaisquer problemas. O básico que eles possuem é álcool, corante e flavorizante.

Mau hálito pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente.

INCENTIVO
Permita que Deus atue em sua vida. Ele tem poder para curá-lo e o colocar em perfeita saúde e vigor. A Bíblia fala: “Peça e recebereis.”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

RECEITA DO DIA: Margarina de Soja (24.06.10):

INGREDIENTES:

- 1 cenoura média cozida
- 2 colheres de amido de milho (maisena)
- 1 copo de leite de soja
- 1/2 colher rasa de sal
- 1 copo de óleo de milho, aproximadamente

MODO DE PREPARO:

- Cozinhe a cenoura e reserve.
- Pegue a água do cozimento da cenoura e junte à maisena, fazendo uma goma.
- Bata no liquidificador o leite, a cenoura, a goma e o sal.
- Vá juntando óleo até que fique firme.
- Deseje em um pote com tampa e leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas.
- Sirva com torradas ou pão integral.

Por que não beber refrigerante de cola?

Você toma coca-cola? E pepsi? Você sabia que refrigerantes de cola fazem mal para sua saúde? Veja aqui o porque.

A cafeína é uma substância estimulante presente em vários alimentos e bebidas. De acordo com o artigo científico "Consumo de Cafeína e Prematuridade", publicado na Revista de Nutrição (vol.18 no.5 Campinas Sept./Oct. 2005), "as maiores fontes de cafeína são café, chá, chocolate e refrigerantes do tipo cola." Mais a frente o artigo diz: "A cafeína é, provavelmente, a droga mais freqüentemente ingerida no mundo, sendo consumida por pessoas de todas as idades."

A maioria das pessoas que consomem refrigerantes similares à Coca-Cola não são capazes de dizer se os mesmos contêm, ou não, cafeína, de acordo com um estudo de Johns Hopkins. "Isto vai contra à afirmação dos fabricantes, que dizem que adicionam a cafeína puramente pelo sabor", afirma o psico-farmacêutico Roland Griffiths, Ph.D., que conduziu o estudo.

A pesquisa envolveu 25 consumidores de refrigerantes à base de cola. Descobriu-se que 8% deles eram capazes de detectar a cafeína em concentrações de 0,1 miligrama por mililitro, a mesma concentração encontrada na Coca-Cola clássica e na Pepsi. O restante do grupo não foi capaz de notar a diferença entre as colas que continham e as que não continham cafeína, até que os níveis desta fossem elevados muito acima daqueles aprovados pela FDA.

O artigo foi publicado na edição de Archives of Family Medicine.

"A indústria de bebidas insere uma droga que, brandamente, leva ao vício e altera o ânimo das pessoas, a qual ainda é responsável pelo maior consumo de refrigerantes cafeinados", diz Griffiths. Cerca de 70% dos refrigerantes americanos contém cafeína. As versões descafeinadas da Coca-Cola e da Pepsi representam apenas 5% da vendas.

"Como esses refrigerantes são agressivamente vendidos às crianças, os produtores deveriam explicar a razão da presença da cafeína", complementa.

Segundo Griffiths, tanto a nicotina quanto a cafeína são drogas psicoativas. Até recentemente, as companhias de cigarro negavam que a nicotina viciava e diziam que era adicionada apenas para melhorar o sabor dos cigarros. O mesmo ocorre com a cafeína, complementa.

Os refrigerantes representam a fonte mais rica de açúcar extra adicionada à dieta americana e o seu maior consumo pelas crianças toma o lugar de alimentos mais nutritivos, podendo aumentar a perda de dentes, bem como o número de casos de obesidade e de fraturas ósseas.

É muito fácil dizer a um drogado que ele deve parar de usar droga, e a um viciado em alcool que ele precisa parar de beber. Entretanto, não é fácil dizer para uma pessoa que ele precisa abandonar os refrigerantes à base de cola, porque muitos de nós não temos coragem de abandonar essa bebida.

"O uso de alimento estimulante e indigesto é, muitas vezes, tão ofensivo à saúde quanto bebidas alcoólicas, e em muitos casos lança as sementes da embriaguez. A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável. Poucos há que compreendam, como deviam, sobre o quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo." (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 562)

nationalGeographicLongevidadeVários estudos e programas de TV já citaram os Adventistas do Sétimo Dia como pessoas que vivem mais tempo do que a média em geral. A revista National Geographic citou os Adventistas em sua reportagem intitulada "A Ciência da Longevidade". O programa SBT Realidade, apresentado por Ana Paula Padrão, também falou da saúde dos Adventistas e da vida longa que possuem. Ainda a revista americana U.S. News deu 10 dicas para as pessoas viverem até os 100 anos, e uma das dicas é: "Viva como um Adventista do Sétimo Dia". E por que os Adventistas vivem mais, em média? Porque eles se preocupam com a saúde. Entre outras práticas saudáveis, os Adventistas desaconselham o uso do café, chá e outras bebidas que contêm cafeína e qualquer substância prejudicial.

Uma declaração do presidente da Bolívia, Evo Morales, colocou a sociedade em choque por revelar que uma das bebidas mais consumidas do planeta pode fazer uso de uma planta proibida pela comunidade internacional. Evo Morales, em entrevista a BBC de Londres, revelou que os EUA são o principal comprador de 99% das folhas de coca comercializadas legalmente na Bolívia.

"Segundo dados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, existem hoje três empresas no país autorizadas a importar folhas de coca; uma delas, Stepan Chemical, é responsável desde 1903 pela fabricação, para a Coca-Cola, de um aromatizante incluído na fórmula do refrigerante. Esta demanda americana pelas folhas de coca é alimentada pelo uso da planta como base para a fabricação de um aromatizante utilizado na preparação da Coca-Cola."

Se houver a possibilidade de estar na composição básica do refrigerante, os efeitos da substância cocaína, seriam a dependência da bebida, onde o consumidor seria levado a sempre dar preferência pela marca, haveria também um estado de revitalização energética, agitação e euforia. Como a possibilidade da composição pode ser baixa, estes efeitos seriam brandos no consumidor. Além da composição do xarope incluir o subproduto das folhas de coca, o refrigerante também possui a cafeína; uma porção de 200 ml (copo) de Coca-Cola, por exemplo, contém 19 miligramas (mg)de cafeína. Além disso, o refrigerante também leva entre 10 a 12 % de açúcar. Isso equivale a 240 gramas de açúcar na tradicional garrafa de 2 litros.

Confira os efeitos colaterais da Coca-Cola em seu organismo após beber um copo de 500ml:

  • 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
  • 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
  • 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
  • 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
  • 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
  • 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
  • 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.


Mais um detalhe: A Coca Light e agora a Zero tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.

Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir e 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.

Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de "Material Perigoso" que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos. Dizem que os distribuidores de Coca-Cola têm usado a coca para limpar os motores de seus caminhões há, pelo menos, 20 anos.

Fontes Bibliográficas:

BBC BRASIL.COM e BBC de LONDRES: Eua São os Maiores Compradores Legais de Coca do Mundo

TERRA: Efeitos Físicos e Emocionais do Refrigerante

DIARIO DA SAÚDE: Refrigerantes de Cola Causam Superdimensionamento Muscular

LÁCTEA BRASIL: Substituição do Leite por Refrigerantes

EDEMIX PORTAL DE SÁUDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS: Cafeína em Refrigerantes Não é Questão de Sabor

Escrito originalmente por Emerson Nolasco, adaptado por PortalNatural.com.br.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

EM BREVE: Melissa Barcelos - Em Adoração

O próximo trabalho da cantora Melissa Barcelos já está indo para a sua finalização e deve ser lançado no final de julho.
Ele é um CD com o objetivo de levar a pessoa à adoração de Deus. As letras fortes e os ritmos calmos nos levam à reflexão.
É um trabalho, para quem já canta o repertório de Melissa Barcelos, poder apresentá-lo nos cultos de adoração.
O título do CD será “Em adoração” seguindo a linha de seu último CD “No Teu Altar”.
Várias faixas são destaque pelo conteúdo como “Pescador” e “O Desejado das Nações“, entre outras.
Uma chama atenção pela melodia, que fica na cabeça desde a primeira vez em que se ouve, e pela letra que diz: viver o evangelho é servir ao próximo! Uma composição de Suzanne Hirle e Felipe Valente com o título “Além da Palavra“.
Em breve você poderá conferir mais este trabalho que a Novo Tempo disponibiliza para a honra e glória de Deus!

Por Lúcia Cardoso

Tirado do link: http://www.novotempo.org.br/site/?p=781
http://www.mbrecords.com.br/melissabarcelos/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

RECEITA DO DIA -> Sopa de Legumes (17.06.10):

- 1 cenoura pequena
- 1 alho-poró pequeno
- 1 talo de aipo
- 50 gr. de repolho verde
- 900 ml. de caldo de legumes
- 1 folha de louro
- 115 gr. de feijão branco
- 2 colheres de sopa de massas do tipo conchinhas ou estrelas
- Cebolinha picada fresca para guarnecer
- Sal

MODO DE PREPARO:

- Corte a cenoura, o alho-poró e o aipo em tiras de 5 cm, corte o repolho em pedaços bem finos. - Coloque o caldo e a folha de louro em uma panela grande e coloque para ferver.
- Adicione a cebola, o alho-poró e o aipo, tampe e ferva em fogo baixo por 6 minutos.
- Adicione o repolho, os feijões e o macarrão.
- Mexa e depois ferva em fogo baixo sem tampa por mais 4 a 5 minutos, ou até os legumes e o macarrão amolecerem.
- Retire a folha de louro e tempere com sal a gosto.
- Coloque em quatro pratos de sopa e guarneça com cebolinha picada.
- Sirva na hora.

RECEITA DO DIA -> VITAMINA DE AMÊNDOAS COM BANANA (10.06.10):

- 2 bananas
- 1/2 xícara de amêndoas hidratadas e descascadas
- 1 colher de sobremesa de mel

MODO DE PREPARO:

- Bater tudo no liquidificador.

domingo, 6 de junho de 2010

Programa Interativo Especial Dia dos Namorados!

É nessa terça dia 08 de junho vamos comemorar o dia dos namorados no Programa Interativo! Vamos sortear um INGRESSO para o Jantar dos Namorados em Itapipoca/CE nesse domingo dia 13!

Participe da enquete especial do Destaque Musical:

1° OPÇÃO: Tatiana Costa e Leonardo Gonçalves - Quando Deus Criou Você



2° OPÇÃO: Dani Araújo - Onde Está Meu Amor?



Vote na nossa comunidade no Orkut: Programa Interativo

Making Of do CD da Dani Araújo!

Em breve será lançado o primeiro CD da cantora Dani Araújo, pra quem ainda não sabe ela esposa do nosso tão querido Leonardo Gonçalves! Mas enquanto esse cd não sai fica ae um pequeno making of da Dani no estúdio!

Palavras de Dani Araújo postada no seu blog:


"Até que enfim!
Eis aí o primeiro vídeo que eu e meu pai preparamos pra vocês ontem. E não é que meu pai edita? Ahahahaha, demais!
Fizemos esse rapidinho, teremos mais alguns vídeos de outras fases do cd e bem melhor, esse só foi pra acalmar os nossos ânimos, rs...
Espero que vocês gostem, deixem seus comentários, preciso saber como vocês receberam o vídeo, ok?!

Beijos!"

Acessem o BLOG da Daniela Araújo e fique por dentro de mais um lançamento que deve sair ainda nesse ano!

http://www.daniellaaraujo.blogspot.com/

Sigam ela no twitter:
http://twitter.com/daniela__araujo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

RECEITA DO DIA - Geléia de Casca de Abacaxi (03.06.10):

INGREDIENTES:

- Cascas de um abacaxi
- 4 copos de água
- Açúcar, o suficiente
- 3 colheres bem cheias de maisena

MODO DE PREPARO:

- Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi.
- Bata as cascas junto com a água no liquidificador.
- Passe por uma peneira.
- Junte o açúcar e a maisena dissolvida.
- Leve ao fogo e deixe cozinhar bem.
- Despeje em pirex previamente umedecido.
- Sirva gelado.

SERIE: Conheça as Doenças mais Temidas do Inverno

As doenças de inverno mais comuns são as que atingem a garganta e o aparelho respiratório. Seus alvos preferidos são as vias respiratórias superiores (o nariz), a garganta, os ouvidos e os pulmões.

Se tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tragam grande desconforto. Mas, quando se complicam, podem levar à morte. Por isso, é fundamental conhecer suas diferenças e ficar de olho nos sintomas.

Em geral, secreções amareladas ou muito espessas, febre alta, dores fortes na cabeça ou no peito e dificuldades respiratórias indicam a necessidade de tratamento de emergência, muitas vezes com hospitalização. Para evitar que isso aconteça, informe-se.

ALERGIA

O que é
A alergia é uma "resposta imunológica exagerada", isto é, ocorre quando nosso organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Em geral, ela tem motivação genética.

Sintomas
As alergias típicas do inverno são as respitatórias, e seus sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na gargante e, muitas vezes, na pele.

Agentes
Os causadores das alergias variam muito: podem ser alimentos, tecidos, pêlos ou penas de animais, poeira, mofo, pólen etc. No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira.

Prevenção
A primeira providência é descobrir a fonte da alergia, que deve ser diagnosticada por um médico especialista em alergias. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador da alergia.

Tratamentos
Devem ser sempre prescritos por médicos, e podem incluir remédios anti-alérgicos, cortizona e, em alguns casos, "vacinas" que dessensibilizam o organismo.

Redação Terra


ASMA


O que é
A asma (também conhecida como "bronquite asmática" ou "bronquite alérgica") é uma doença que congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Pode ser causada por diversos fatores, e ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais freqüente nas crianças.

Sintomas
Os principais sintomas da asma são a falta de ar e o "chiado" na respiração.

Agentes
A asma pode ser causada por uma reação alérgica ou por infecção das vias respiratórias.

Prevenção
Ficar longe dos agentes alérgicos e, em casos mais graves, tomar a medicação preventiva, prescrita pelo médico.

Complicações
A asma pode causar enfizema pulmonar e morte por insuficiência respiratória.

Tratamentos
Os tratamentos de emergência só podem ser dados por médicos, e incluem a famosa "bombinha", a nebulização e medicação.

Redação Terra


BRONQUITE

O que é
É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.

Sintomas
Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre.

Agentes
Os causadores da bronquite podem ser alergias, irritações causadas pela fumaça ou pelo fumo, infecções respiratórias ou agentes ambientais, como a neblina.

Prevenção
Não se deve fumar ou permanecer em ambientes poluídos.

Complicações
A doença pode progredir para uma pneumonia.

Tratamentos
O tratamento depende da causa da bronquite, e só pode ser prescrito por médicos. Em geral, é feito com expectorantes (para eliminar o catarro), inalação e, no caso de haver uma infecção, com antibióticos.

Redação Terra


FARINGITE

O que é
A faringite é uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A dornça pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças.

Sintomas
Os sintomas da faringite são a sensação de "garganta arranhada", febre, pus na garganta, dor de ouvido e dificuldade para engolir.

Agentes
A faringite que acontece subitamente, tamém chamada de "faringite aguda", pode ser causada por bactérias ou por vírus. Já a faringite que dura um longo tempo, chamada de "faringite crônica", ocorre quando uma infecção se "espalha" de outro lugar (como o nariz) para a faringe.

Prevenção
Não fumar, não permanecer em ambientes poluídos, não dividir copos e talheres.

Complicações
A doença pode evoluir para infecções mais graves, como a meningite.

Tratamentos
Deve ser prescrito por um médico, e inclui analgésicos, pastilhas, anti-térmicos e, eventualmente, antibióticos.

Redação Terra


GRIPE

O que é
A gripe é uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza. Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas. Se não houver complicações, tende a passar sozinha.

Sintomas
Febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos.

Agentes
Vírus Influenza, que é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva.

Prevenção
A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possiível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados. Saiba mais sobre a vacina.

Complicações
Habitualmente sem maiores conseqüências, a gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crónicas. Pode evoluir para pneumonia e para a meningite, além de graves infecções respiratórias, o que pode levar o paciente à morte.

Tratamentos
Deve ser prescrito por um médico, e inclui repouso, boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, anti-térmicos, descongestionantes e vitamina C.

Redação Terra


LARINGITE

O que é
É a inflamação da laringe (região da garganta onde estão as cordas vocais). Trata-se de uma doença que pode aparecer sozinha, ou também ser um sintoma de bronquite, pneumonia e de outras infecções respiratórias.

Sintomas
A laringite não causa muita dor, mas provoca rouquidão e tosse seca. Em geral, a voz do doente vai enfraquecendo ao longo do dia.

Agentes
Os causadores da laringite podem ser vírus, bactérias e agressões ambientais como bebidas muito geladas.

Prevenção
Não fumar, não tomar bebidas geladas, não compartilhar talheres e copos, repusar a voz, dormir bem, não gritar.

Complicações
Progredir para infecções maiores (como a meningite) ou provocar graves problemas na voz. Tratamentos
Devem ser prescritos pelo médico. Podem incluir desde o repouso até o uso de antibióticos.

Redação Terra


MENINGITE

O que é
A temida meningite é uma inflamação das "leptomeninges", isto é, das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ter diversas causas, mas é sempre uma infecção gravíssima, que exige acompanhamento médico permanente.

Sintomas
Febre alta, pescoço enrijecido, náuseas e dores de cabeça.

Agentes
A meningite pode ser causada por vírus ou bactérias, muitas vezes em decorrência de gripes não tratadas. Ela também pode ser provocada por fungos ou parasitas. Dependendo da origem, pode causar surtos e epidemias .

Prevenção
Tratar com atenção gripes e infecções de garganta e respiratórias. Em caso de surto, seguir as recomendações das autoridades de saúde.

Complicações
Seqüelas cerebrais e morte.

Tratamentos
Hospitalização e antibióticos.


PNEUMONIA


O que é
A pneumonia é uma infecção aguda que pode atingir os pulmões inteiros ou em partes. Certas variedades de pneumonia pioram rapidamente e requerem hospitalização do paciente para realizar um tratamento com antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos.

Sintomas
Os sintomas da pnemonia são a tosse com escarro, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez. Quanto maior for a área dos pulmões afetada, mais fortes serão os sintomas.

Agentes
Em geral, a pneumonia é conseqüência de alguma infecção das vias respiratóras (bronquite, resfriado, gripe etc) causada por vírus e/ou bactérias.

Prevenção
Não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias, evitar ambientes fechados e repousar muito em caso de gripe ou bronquite forte.

Complicações
Abscessos de pus, cistos contendo ar nos pulmões e derrame pleural (acúmulo de pus no espaço que envolve os pulmões), podendo levar o paciente à morte

Tratamentos
Deve ser prescrito pelo médico, e pode incluir desde antibióticos até a hospitalização.

Redação Terra


RESFRIADO


O que é
O resfriado é uma infecção leve das vias aéreas superiores (nariz e garganta). Não existe remédio para curá-lo, mas apenas para amenizar os sintomas. Se não houver complicação, tende a passar sozinho.

Sintomas
Coriza, espirros e febre baixa.

Agentes
Pode ser causado por alergias, vírus ou bactérias.

Prevenção
Evitar o frio e as bebidas geladas, não permanecer em ambientes fechados, não compartilhar talheres.

Complicações
Pode evoluir para rinites, gripes e infecções respiratórias mais graves.

Tratamentos
Repouso, líquido e boa alimentação. Se necessário, podem ser administrados analgésicos, anti-térmicos e vitaminas, mas só depois de consulta médica.

Redação Terra


RINITE

O que é
A rinite é uma inflamação não contagiosa das mucosas do nariz, que aparece de forma recorrente e atinge cerca de 30% da população. Ela quase sempre é causada por alergias ou por reações à fumaça e outros agentes ambientais.

Sintomas
Nariz escorrendo, coceira nos olhos, no nariz e na boca, espirros e às vezes um pouco de febre.

Agentes
Pode ser provocada por reação alérgica à poeira, a produtos químicos, aos cigarros etc, e também pode ser causada por reações a remédios, malformações da parte interna do nariz etc.

Prevenção
Evitar permanecer por muito tempo em locais fechados, não fumar, não ficar perto de lugares recém-pintados, ficar longe do mofo e, em caso de repetição freqüente, procurar algum tratamento preventivo prescrito pelo médico otorrinolaringologista.

Complicações
A obstrução nasal da rinite pode causar outras conseqüências, como problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, infecções de ouvidos e sinusites.

Tratamentos
O tratamento da rinite deve ser prescrito por um médico, e pode incluir antialérgicos, descongestionantes, analgésicos e anti-térmicos.

Redação Terra


SINUSITE

O que é
A sinusite é uma inflamação não-contagiosa da parte interna dos seios da face, e que, em geral, se repete de forma recorrente.

Sintomas
Nariz congestinado, dor de cabeça, febre, tontura e mal estar.

Agentes
A sinusite pode ser provocada por reações alérgicas, por viroses ou por infecções bacterianas.

Prevenção
Em primeiro lugar, evitar o contato com os causadores de alergias. Mas também é preciso tratar de sintomas como a coriza quando estes ainda estão começando, para evitar a crise.

Complicações
Agravemento do problema (sinusite crõnica) e infecções respiratórias mais graves.

Tratamentos
O tratamento da sinusite depende da causa e da gravidade do problema. Deve ser recomendado pelo médico, e pode incluir descongestinantes, analgésicos, anti-térmicos, antibióticos e até cirurgias, dependendo da gravidade do caso..

Redação Terra

Tirado do Site: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI123626-EI1515,00.html