quinta-feira, 9 de setembro de 2010

REFLEXÃO: Parábola? Que é isso? Parábola do Bom Samaritano



É você uma boa pessoa? O que tem feito para ter uma vida melhor?

A palavra "parábola", vem do grego "parabolé", significando "pôr ao lado de", com o sentido de "comparar", servir como ilustração de uma verdade ou ensino. É uma forma de discurso, uma estória ou um dito para ilustrar uma lição que se deseja ensinar. Jesus costumava contar parábolas porque, primeiro, as pessoas poderíam compreender mais facilmente a mensagem espiritual que ele queria passar ao pensarem em coisas concretas que Ele mencionava nas parábolas e, segundo, porque se Ele falasse diretamente sobre estes assuntos espirituais, elas poderiam não estar prontas para entende-las, mas entenderiam mais tarde, ou através das parábolas teriam a chance de refletir e, aí sim, absorverem a lição espiritual contida nelas.
Uma das mais famosas parábolas que Jesus contou foi a do Bom Samaritano (veja na Bíblia em Lucas capítulo 10, versos de 25 à 37). Ele a contou após um teólogo erudito ter perguntado a Jesus: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Jesus devolveu a pergunta mencionando a Lei dos Dez Mandamentos: “Que está escrito na Lei? Como você a lê?”
O doutor em teologia, respondendo à pergunta de Jesus, disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Jesus, elogiando a resposta dele, disse: “Você respondeu bem. Faça isto e viverás [eternamente].”
Este religioso, informado teologicamente, sentia um vazio no coração por não conseguir amar como a Lei de Deus instrui. Como defesa da tomada de consciência de sua limitação espiritual, fez outra pergunta a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Diz você que ama as pessoas? Será que há um próximo aí perto difícil ou impossível de amar com seus recursos pessoais finitos e limitados? Vivemos a religião corretamente se amamos uns e odiamos outros, ou se amamos os “nossos” e rejeitamos os de outra fé, outra raça, outra classe social, outra família, outro jeito de ser? O amor genuíno seleciona as pessoas a quem amar?
Jesus, então, contou a parábola do Bom Samaritano para aquele teólogo e para todos nós entendermos quem é o nosso próximo que Deus nos diz para amar. Nessa parábola é mostrado que um homem talvez não religioso, ao viajar de uma cidade para outra, passou por um local onde havia assaltantes. Assaltado, furtado e espancado por eles, foi deixado caído e muito machucado à beira do caminho. Em seguida passaram por ali, em momentos diferentes, dois religiosos, que seria hoje um sacerdote católico, pastor evangélico, rabino, médium espírita, líder maçom, líder muçulmano, monge budista, e todos, vendo o rapaz muito ferido, seguiram adiante sem socorre-lo. Porém, um indivíduo não religioso, vendo a vítima sofrendo pela violência dos maus, o socorreu, movido por íntima compaixão por ele. Aproximou-se do corpo machucado e sangrante, fez os primeiros socorros, e o levou para um atendimento emergencial, pedindo que tratassem dele e que ele pagaria todas as despesas hospitalares, assim que retornasse da viagem que estava fazendo.
Após contar esta parábola, Jesus voltou-Se para o doutor em teologia, e perguntou: “Qual destes três (os dois religiosos e o viajante não religioso) lhe parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?” Lembra que este teólogo havia perguntado a Jesus, como defesa contra sua incapacidade de amar as pessoas, quem era seu próximo a quem a Lei de Deus diz que quem se diz espiritual deve amar? O teólogo respondeu: “O que usou de misericórdia para com ele.” Jesus termina a parábola afirmando: “Vai, e faça da mesma maneira.” Fazer isso é religião verdadeira, é ser espiritual, filho e filha do Deus Criador.
O trabalho do bom samaritano dessa parábola representa a missão de Cristo para o mundo. Jesus veio revelar o caráter de Deus a fim de representar Seu amor pela criatura humana. Ele morreu para salvar aqueles que eram Seus inimigos e orou pelos seus assassinos. Nessa parábola, Jesus Cristo “mostrou que nosso próximo não quer dizer simplesmente alguém de nossa igreja ou da mesma fé. Não tem que ver com distinção de raça, cor ou classe. Nosso próximo é todo aquele que necessita de nosso auxílio. Nosso próximo é toda alma que se acha ferida e quebrantada pelo adversário. Nosso próximo é todo aquele que é propriedade de Deus.” (EGWhite, “O Desejado de Todas as Nações”, 503).

Tirado do Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário