quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Leonardo Gonçalves define CD em hebraico como o melhor da carreira

Por Felipe Pinheiro

Nas nuvens. Esta é a sensação de Leonardo Gonçalves pelo lançamento do CD "Avinu Malkenu" (Nosso Pai, Nosso Rei), que irá acontecer em setembro durante a ExpoCristã, em São Paulo.

Terceiro álbum da carreira, o disco de músicas judaicas demorou seis anos desde que o pastor de Leonardo, Edson Nunes, aconselhou o compositor de Getsêmani a gravar um reportório com letras em hebraico. Ao todo são 12 faixas, que têm como finalidade dialogar com os judeus.

O cantor aproveitou seu blog para expressar sua gratidão a D-s (como prefere se referir a Deus, segundo a tradição judaica).

"Todo artista sempre diz isto em época de lançamento, mas pode acreditar que não estou tentando me enganar quando digo que este é o melhor cd que eu já fiz ou do qual já participei em toda a minha vida", garantiu o adventista.

Em relação aos trabalhos anteriores, Leonardo avaliou que "Avinu Malkenu" é o mais coeso de sua discografia.

"Este cd "Avinu Malkenu" até passei por estilos musicais diferentes, mas todos dentro de uma mesma linguagem. uma linguagem que, ao mesmo tempo em que é contemporânea, sofre influências fortes de música erudita; ao mesmo tempo em que está mergulhada na tradição e cultura judaicas, ela ainda tem uma certa brasilididade e uma sonoridade que remete aos meus outros dois trabalhos. ou como eu escrevi no próprio encarte: conseguimos o milagre de eu ser 'eu, mesmo', numa outra língua, cultura e linguagem", escreveu.

Até o final desta semana o cantor já antecipou que dois novos posts virão sobre o trabalho que será lançado pela gravadora Sony Music.

Por Felipe Pinheiro

Fonte: Guia-me / Blog Leonardo Gonçalves

Via: www.guiame.com.br
http://www.guiame.com.br/v4/58718-1696-Leonardo-Gon-alves-define-CD-em-hebraico-como-o-melhor-da-carreira.html

Ouça trechos das músicas do novo CD do Leonardo Gonçalves:
http://www.myspace.com/leonardogoncalves7/music

Leonardo Gonçalves falou de seu novo CD no blog:

"
finalmente está tudo pronto e na fábrica. e está muito difícil de acreditar.

quando o meu pastor e grande amigo, edson nunes, pela primeira vez tocou no assunto de que eu deveria gravar um cd de músicas judaicas todo em hebraico, depois do rosh hashaná (ano novo judaico) de 2001 eu sequer tinha lançado o cd "poemas e canções"…! quando iniciamos as gravações há 6 anos no estúdio mosh (os primeiros de muitos pianos e arranjos maravilhosos e incríveis com os quais o genial wendel mattos iria nos presentear) a gente até achou que um dia fosse ficar pronto e sair… mas agora, 6 anos depois, ainda está difícil de acreditar! e tanto o edson quanto eu estamos meio que nas nuvens… e a gente só vai acreditar, mesmo, quando a gente estiver segurando em mãos as primeiras cópias físicas que deverão voltar da fábrica na primeira semana de setembro.

sim. meu terceiro cd será lançado em menos de 3 semanas e ele é um cd inteiramente em hebraico de músicas judaicas. e eu sei que eu lhes devo ainda muitos posts com muitas informações e explicações a respeito deste cd… e estes posts virão, sem sombra de dúvida. mas este aqui, o primeiro, é apenas para tentar expressar a alegria e a gratidão a D-s por este sonho finalmente estar e tornando realidade.

eu sei que todo artista sempre diz isto em época de lançamento, mas pode acreditar que não estou tentando me enganar quando digo que este é o melhor cd que eu já fiz ou do qual já participei em toda a minha vida. e mais do que ninguém, eu sei que eu não sou o responsável por isto ser uma realidade. ele foi acontecendo, "naturalmente"… como se não estivesse de fato sendo dirigido por mão humana (simplesmente não posso dizer que todo o processo esteve sob o meu controle ou do edson).

uma coisa que eu nunca consegui fazer em nenhum dos meus trabalhos, foi criar um cd que musicalmente fosse coeso. em termos de conteúdo os meus dois primeiros até que são, mas por gostar de tantos estilos musicais e linguagens distintas, meus cds sempre foram uma colcha de retalhos de gêneros musicais diferentes que eu tentava unir através da minha voz/interpretação e da mixagem (e os engenheiros que mixaram meus 2 primeiros cds sabem quão difícil foi deixar os cds pelos menos razoavelmente coesos sonoramente). este cd "Avinu Malkenu" até passei por estilos musicais diferentes, mas todos dentro de uma mesma linguagem. uma linguagem que, ao mesmo tempo em que é contemporânea, sofre influências fortes de música erudita; ao mesmo tempo em que está mergulhada na tradição e cultura judaicas, ela ainda tem uma certa brasilididade e uma sonoridade que remete aos meus outros dois trabalhos. ou como eu escrevi no próprio encarte: conseguimos o milagre de eu ser "eu, mesmo", numa outra língua, cultura e linguagem.

a pessoa a quem sou mais grato é, obviamente, o edson. ele que teve a idéia inicial, foi ele quem incentivou e acreditou em tudo isto desde o início. ele participou ativamente de todas as decisões que foram tomadas, tanto que não posso assumir sozinho, a produção deste cd; nós dois o produzimos juntos, passo a passo. talvez seja a primeira vez em muito tempo (pelo menos a primeira vez de que eu tenho conhecimento) em que um pastor que não é músico e um músico que não é pastor trabalharam juntos desta maneira num projeto, sem que um tivesse mais influência do que o outro, tomando todas as decisões juntos. e louvo a D-s por ter podido trabalhar desta maneira com o edson. olhando o resultado, com certeza, posso dizer que valeu a pena!

tem muito mais gente pra eu agradecer, mas por hoje, basta… nestas próximas duas semanas pelo menos mais dois posts, um com mais agradecimentos e outro com muitas explicações (principalmente a respeito do repertório).
"

Tirado do: http://leonardogoncalves7.blogspot.com/2010/08/avinu-malkenu-nosso-pai-nosso-rei.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário