segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Justin Bieber, as redes sociais e o futuro da humanidade


A internet é hoje um berçário de celebridades. Elas começam no anonimato com alguns vídeos de baixa qualidade no Youtube, depois são encontradas por caçadores de talentos e, de um momento a outro, passam a ser seguidas por milhões de fãs em todo mundo. Foi o que aconteceu com Justin Bieber, talvez o mais famoso cantor do momento.

Bieber, um menino com menos 15 anos, fazia um tímido sucesso com os vídeos que postava no Youtube interpretando músicas conhecidas. Depois é encontrado por um caçador de talentos e, aos 16 anos, se torna o solista masculino mais jovem a liderar o topo das paradas de sucesso desde 1963, tirando o lugar de Stevie Wonder. Causou surpresa?

Impressionante mesmo é a influencia que Bieber possui na web. A música One Time, em que o cantor aparece jogando vídeo game e depois enviando mensagens de celular convidando os amigos para uma festa, já atingiu mais de 150 milhões de visualizações no Youtube (mais que a população da Rússia).

Justin Bieber nas Redes Sociais

  • Myspace: 1 milhão de fãs;
  • Youtube: 221 milhões de visualizações do canal e 714 mil inscritos;
  • Twitter: 4,2 milhões de seguidores;
  • Orkut: centenas de comunidades de fãs, algumas com mais de 600 mil participantes;
  • Facebook: 9 milhões de fãs;
  • Sem contar as páginas de fãs em dezenas de outras redes sociais como Sônico, HI5

Os fãs de Bieber são, na maioria, adolescentes. Um grupo que gasta muitas horas na internet, se relaciona nas redes sociais e usa os celulares mais para o envio de SMS, tirar fotos e troca de músicas, que para falar.

Na web existe uma suposta afirmação do cantor: “Estou ansioso para influenciar as pessoas de uma forma positiva”, diz Justin. “Minha mensagem é que você pode fazer qualquer coisa se você colocar isso na cabeça…”

De fato, Bieber tem influenciado a cabeça de milhões de adolescentes que o tem seguido até no corte de cabelo. Isso sem dizer como sua forma de vestir movimenta a indústria da moda para o público masculino mais jovem.

Refletindo sobre a questão da influência, considero que essa capacidade de atingir milhões de pessoas no mundo inteiro, de diferentes culturas e idiomas, em períodos de tempo cada vez menores, é uma vantagem que a internet tem sobre as demais mídias.

O problema é que ela também traz imensas preocupações para pais, governantes, educadores e líderes religiosos que precisam lutar para manter valores morais e culturais.

Apesar de tudo o que Justin Bieber ou outros astros possam representar de positivo para seus fãs, é necessário um olhar mais crítico para entender que eles são produtos de uma indústria que está mais preocupada em lucrar milhões de dólares do que influenciar positivamente na formação ética, moral e educacional da criança e do adolescente.

Por outro lado, aqueles que se preocupam com essas questões têm resistido ao uso da tecnologia, se dedicando apenas a mostrar os problemas e perigos da internet ao invés de idealizar e construir recursos para que a geração mais jovem possa receber uma boa influência através desse meio.

O fato é que Internet está aí, crescendo cada vez mais e chegando a mais pessoas em todos os pontos do planeta. Não dá mais para parar o trem. Resta-nos agora, com Bieber ou sem Bieber, colaborar para que o mundo virtual se torne mais habitável e seguro para as gerações que nos sucederão.

Link: http://novotempo.com/carlosmagalhaes/2010/08/09/justin-bieber-as-redes-sociais-e-o-futuro-da-humanidade/

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