sábado, 24 de julho de 2010

Como ter e manter um programa no rádio

Publicado em 22 de julho de 2010, por Amilton Menezes

Emídio, 64 anos, na FM de Várzea da Roça, Bahia

Ter e manter um programa no rádio. Sem dúvida, um grande desafio. Você pode utilizar os programas prontos como “A Voz da Profecia”, os da Rádio Novo Tempo ou da Rede Maranatha. Um tempero, local, porém, vai dar um excelente resultado.

No ano passado conheci Emídio, 64 anos. Não entende nada de computador e de rádio. Diz ele. Em Várzea da Roça, interior da Bahia, produz, apresenta e comanda sozinho o programa “A Esperança é Jesus”, além de operar todo o equipamento, inclusive o computador. Muitas vezes paga do dinheiro da própria aposentadoria o espaço diário na rádio da cidade. Uma inspiração! Tive o privilégio de participar ao vivo com ele durante uma hora. E, como aprendi!

Na postagem de hoje, algumas dicas em forma de perguntas e respostas que poderão ajudar você nessa tarefa tão significativa de falar de Jesus através do rádio.

Como conseguir um espaço na rádio local?

Um amigo em comum entre você e a direção da emissora facilitará o primeiro contato. Caso não tenha essa “ponte”, vá até a emissora e explique qual é o programa que você deseja apresentar. Se for gravado, mostre o áudio (piloto) pronto e explique também como o programa será divulgado entre e pelos membros da igreja e a comunidade. Isso pesa bastante. Afinal, toda emissora quer ampliar seu número de ouvintes.

Como conseguir um bom horário?

Não se esqueça deste detalhe importante. Os horários nobres do rádio são durante o dia, especialmente pela manhã. Programas religiosos são roteirados aos sábados e domingos, normalmente em horários periféricos. Se for no domingo, prefira entre 7 e 9 da manhã.

Como divulgar o programa?

Torne o seu programa conhecido. Carimbos, internet, folhetos impressos distribuídos em locais de grande afluência de pessoas, faixas, cartazes, avisos em jornais… Use sua criatividade!

Como manter o programa no ar?

Se o espaço conseguido não for gratuito ou pago pela igreja local, procure patrocinadores de empresas/comércio ou doadores fixos entre os irmãos de sua igreja.

Como apresentar o programa ao vivo?

Não se esqueça do seu “script”, o roteiro escrito do que você vai falar e do que será apresentado durante o programa. O improviso é um risco muito grande de fracasso no rádio, principalmente para iniciantes. O texto deverá estar bem escrito e ser bem interpretado (ao ler o texto você precisa passar a impressão de que está falando e não lendo).

Tirado do Link: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2010/07/22/como-ter-e-manter-um-programa-no-radio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário