quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Dica de Saúde - Própolis e seu Uso Medicinal

(diz-se: O própolis ou A própolis. Entre nós é conhecido como O própolis ou propolis; no Brasil diz-se A própolis)

Própolis é uma substância produzida pelas abelhas maioritariamente formada por ceras e resinas. As abelhas colhem as resinas dos rebentos das plantas. O Própolis resulta da acção da saliva das abelhas sobre essas resinas e é usado para recobrir as entradas das colmeias, onde age como protector contra fungos e bactérias e para proteger do frio.

O própolis tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica; isto é: com o tipo de flora da zona onde se encontra a colmeia.

Diz-se que o nome desta substância, Própolis, ou Propolis, provem de Pro Pólis a que se atribui o significado: Defesa da população (defesa ou protecção da cidade segundo outras versões)

O (ou a) Própolis tem vindo a ser utilizada, desde a antiguidade, como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e também a Greco-Romana são ricas em referências ao Própolis; Todas contêm, nos seus escritos antigos, centenas de receitas onde entram principalmente mel, própolis, larvas de abelhas e, às vezes, as próprias abelhas, para curar ou prevenir enfermidades.

O própolis foi redescoberto recentenmente e reconhecido como um poderoso antibiótico natural, usao para tratar feridas, problemas da boca e garganta




Composição do Própolis

• Resinas vegetais e bálsamos: 50 a 55%

• Cera de abelha: 30%

• Óleos essenciais: 8 a 10%

• Pólen: 5%

Já foram identificados mais de 200 compostos químicos, no própolis. Entre os principais compostos activos podemos citar os compostos flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteróides, açúcares, etc

São encontrados também, na composição química do própolis: vitaminas, antibióticos, enzimas e minerais (alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco).

Propriedades e Aplicação:

• Propriedades

o 1 Antimicrobiana

o 2 Antifúngica

o 3 Antivirótica

o 4 Antiprotozoário

o 5 Bactericida e bacteriostática

o 6 Anestésica

o 7 Antiinflamatória

o 8 Antioxidante[5]

o 9 Estimulante sexual

o 10 Cicatrizante e regeneração de tecidos

o 11 Anti-sépticas e hipotensivas

o 12 Tratamento de gengivites

o 13 Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras

o 14 Estimuladora do sistema imunológico

o 15 Ação inibidora na multiplicação de células tumorais

. Aplicações

O própolis é muito utilizado como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Há quem o use principalmente com a função de fortalecer o sistema imunológico, actuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Diversos Estudos comprovam as suas propriedades biológicas e terapêuticas:

• Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.

• Fortalece a acção imunológica dos linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.

• Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.

• Trata queimaduras graves e outras doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar. (pode ser misturado no champô ou condicionador)

• Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.

• Age como antioxidante.

• Actua como estimulante natural das defesas. É muito útil para quem sofre de fadiga frequente e baixa imunidade.

• Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.

• Possui diversas propriedades terapêuticas por acção dos seus flavonóides
A própolis pode ser utilizada na forma líquida (extracto) ou misturado com outros produtos: pomada, etc. Para aplicação tópica. Para a prevenção de doenças e fortalecimento de sistema imunológico é aconselhável tomar de 10 a 15 gotas de extracto de Própolis, diariamente.

Podem colher-se muitos testemunhos que atestam a eficácia do Própolis nas mais variadas utilizações.

Há casos de crianças “sentenciadas” para operar as amígdalas que se curam (e dispensam a operação) quando tratadas com própolis.

Portanto, se for afectado por gripe, bronquite, ou outras doença citada, use própolis.

Pena que, entre nós, em Portugal, um bom extracto de Própolis custe uma pequena fortuna (mais de 10€ mesmo que não seja de grande qualidade), enquanto que, no Brasil, há excelentes extractos de própolis (eu já usei) que se adquirem por 2,5 reais.

Link: http://socionatural.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário