sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz!


Adeus agenda velha!

Nas últimas semanas tenho carregado duas agendas. A de 2011 e a de 2012. Sim, eu ainda uso agendas de papel! Considero-as mais seguras que qualquer engenhoca eletrônica, mesmo sendo defensor e consumidor da tecnologia moderna. Mais do que registrar tarefas ou compromissos, meu prazer mesmo é riscar cada item, quando cumprido.
A “velha”, de 2011, tem uma capa bonita, nas cores preto e marrom com todas as suas páginas rabiscadas. A nova, mais fininha, tem uma mescla de cinza com preto, na capa. Em ambas, por puro gosto pessoal, as páginas são amarelinhas. Na de 2012 já estão inseridos contatos e uma série de compromissos confirmados.
Eu me apego facilmente às agendas. Guardo todas elas. Às vezes a antiga acompanha a nova nas primeiras semanas de janeiro. São verdadeiros diários que registram marcas, memórias e lembranças. Às vezes doloridas e difíceis, que precisam ser esquecidas. . . Em cada página, indelevelmente, está um pouco da minha vida.
Por outro lado, a agenda nova com suas páginas “em branco”, aponta desafiadoramente para a liberdade e responsabilidade que tenho de registrar não apenas compromissos e tarefas, mas escrever, como quiser, a minha própria vida. Deus não define ou escreve por mim, mesmo sabendo antecipadamente o que vou escrever. Ele respeita as minhas decisões.
Este é o último dia útil de 2011 e meu primeiro dia de férias. Hora de aposentar a velha agenda. De alguma forma tentar esquecê-la e, como escreveu Paulo, avançar para o que está adiante (Filipenses 3:13 e 14). Porém, aí é preciso orar, como Moisés, as palavras do Salmo 90:12, “ensina-me a aproveitar a vida, a viver bem e sabiamente” (versão  AM). E mais: faça-me suficientemente humilde e dependente da graça para escrever, em cada nova página, somente aquilo que Te agrada, ó Senhor. Amém!

Fonte: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2011/12/30/adeus-agenda-velha/

Antes que o ano termine…

Uma pequena e otimista reflexão para ser feita na última semana do ano.
OLHA no teu jardim as rosas entreabertas,
e nunca as pétalas caídas;
OBSERVA em teu caminho a distância vencida
e nunca o que falta ainda;
GUARDA do teu olhar os brilhos de alegria
e nunca as névoas de tristezas;
RETÉM da tua voz risadas e canções
e nunca os teus gemidos;
CONSERVA em teus ouvidos as palavras de amor
e nunca as de ódio;
GRAVA em tua pupila o nascer das auroras
e nunca os teus poentes;
CONSERVA no teu rosto as linhas do sorriso
e nunca os sulcos do teu pranto;
CONTA aos homens o azul das tuas primaveras
e nunca as tempestades do verão;
GUARDA da tua face apenas as carícias,
esquece as bofetadas;
CONSERVA de teus pés os passos retos e puros,
esquece os transviados;
GUARDA de tuas mãos as flores que ofertaram,
esquece os espinhos que ficaram;
De teus lábios CONSERVA as mensagens bondosas,
esquece as maldições;
RELEMBRA com prazer as tuas escaladas,
esquece o prazer fútil das descidas;
RELEMBRA os dias em que fostes água limpa,
esquece as horas em que foste brejo;
CONTA e mostra as medalhas das tuas vitórias,
esquece as cicatrizes das derrotas;
OLHA de frente o sol que existe em tua vida,
esquece a sombra que fica atrás;
A flor que desabrocha é bem mais importante
do que mil pétalas caídas;
E só um olhar de amor pode levar consigo calor
para aquecer muitos invernos;
A bondade é mais forte em nós e dura muito
mais do que o mal que nós mesmos praticamos.
(Autor desconhecido)


Fonte: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2011/12/28/antes-que-o-ano-termine/

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Reflexão: Natal Antes... Natal Depois...


E, tendo sido advertidos em sonho [...], retornaram a sua terra por outro caminho. Mateus 2:12

Agora que os presentes foram abertos, foi embora aquele clima poético, de mistério, de carinho, de manjedoura, de pastores, de estrela e cânticos. Incrível como tudo passou tão rápido. Para alguns, foi um Natal sem nada de novo. Para outros, de alegria e realização. Mas passou a agitação. Não há mais surpresas. Presentes foram dados e recebidos. Daqui para a frente serão os votos de feliz ano-novo e feliz 2012!
Muita gente gostaria de ficar mais tempo ao lado da manjedoura ouvindo os cânticos de Natal, sentindo aquele clima de carinho e confraternização. Mas é interessante notar que, importante como tenha sido o acontecimento anunciado pelos anjos e acompanhado de sinais extraordinários, os Evangelhos não se demoram muito em torno do “clima poético” que acompanha o nascimento de Jesus. Somente Mateus e Lucas, no início, lhe dedicam espaço, enquanto Marcos e João só o mencionam indiretamente.
A narrativa bíblica diz que os anjos voltaram (Lc 2:15), os pastores voltaram (Lc 2:20) e os magos voltaram (Mt 2:12). Os anjos voltaram a ministrar. Os pastores sabiam que tinham de voltar para cuidar das ovelhas, encontrar pastagem para elas e prover-lhes abrigo. E os magos voltaram por um caminho diferente. Levaram consigo uma experiência nova. Tinham sido mudados pela contemplação do Deus menino, a quem adoraram.
Aqui estamos, no dia 26 de dezembro. O mundo, com seus desafios e compromissos, nos chamando de volta. Hoje mesmo alguns terão que trabalhar, que voltar à empresa, ao jardim, à cozinha, ao escritório, porque a luta pela sobrevivência não dá trégua.
O importante é voltar por um caminho diferente. Como pessoas renovadas. Colocar amor onde antes havia rejeição e revanchismo; tolerância no lugar de impaciência; e confiança onde demonstramos dúvida.
O encontro com Jesus tem que representar uma mudança de vida. Você já pensou a respeito do que precisa mudar?

Fonte: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmat/2011/frmd2011.html#26

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal sem Cristo


Planeta sem órbita, cântico emudecido, trilho na areia que a onda apaga – eis o Natal sem Cristo. Não se pode separar da idéia de Natal a alegria da mensagem cristã. Vivemos a revivescência de Sodoma e Gomorra, experimentamos a incredulidade dos dias de Noé – casamo-nos e damo-nos em casamento, folgamos e sorrimos, comemos e bebemos, corremos para o NADA entre nuvens de poeiras atômicas.
Natal passou a ser pretexto para mais uma festa, para mais um piquenique, para mais uma oportunidade de enviar um cartão amável à criatura amada, para mais um momento de convívio com os filhos.
Natal é árvore, o comércio aberto até mais tarde, dezenas de velhinhos de roupas vermelhas e barbas brancas distribuindo sorrisos forçados e “volantes” de propaganda, bailes onde a penumbra acaricia, banquetes onde a champanha espouca e o leitão assado reina coroado de limões.
E a mensagem de anjos? Que foi feito daquele coro celestial que proclamava glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade? Paz na Terra!
Chega o Natal com sinos e música de órgão. E o menino Jesus onde está? Abandonado nos presépios mercantilistas: “pague vinte reais para ver o menino Jesus que se move na manjedoura!”
Vivemos a era do Natal sem Cristo. A última coisa que se pensa nestes dias de festa é na doutrina de amor que Jesus pregou e pela qual morreu na cruz.
Meu Natal não será apenas pretexto para cumprimentar uns quantos amigos, para comprar uns quantos brinquedos, para banquetes e festas. Meu Natal será de oração e cântico, de amor cristão e paz.
Não há Natal sem Cristo! Não há paz sem Jesus! Não há boa vontade entre os homens sem submissão ao Evangelho. Papai Noel, árvore verde, cartão postal, banquete e presente é festa. Natal é Cristo, exclusivamente Cristo nascido, crucificado e ressuscitado para me salvar!
(Escrito por Gióia Jr)

Fonte: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2011/12/23/natal-sem-cristo/

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas para curtir as férias com seus filhos



“Algumas atividades fazem com que os pais conheçam mais de seus filhos e vice-versa, tornando o entendimento entre eles melhor no restante do tempo”, explica Cristiane de Figueiredo Teixeira, treinadora desportiva e professora de Educação Física das redes particular e estadual de ensino de São Paulo.
Para que os laços sejam mesmo reforçados é necessário que os pais tenham real vontade de realizar essa aproximação - e vontade significa também dedicar tempo, esforço e criatividade. Mas o resultado vale a pena, pois não só todos se divertem, como a criança se sente motivada e amada.

Sugestões: 

- Assista com seu filho a um filme bem legal.
- Ande de bicicleta com ele, além de ser uma ótima diversão, ajuda seu filho de uma forma bem divertida a se exercitar.
- Acampe! Pode ser no quintal de casa, junte alguns amiguinhos, monte barracas, conte historias bíblicas a eles.
- Proponha uma atividade edificante ao seu filho, como plantar uma árvore ou construir um brinquedo.
- Faça um piquenique bem gostoso em um parque.
- Brinque com eles, e aqui vão algumas sugestões de brincadeiras que eles vão amar.
Caça ao tesouro: Organizar uma busca por um tesouro que valha a pena (guloseimas podem ser ótimas pedidas!) dentro de casa, ou no quintal do prédio estimula a criança a pensar e é ótimo entretenimento para as férias. Com pistas inteligentes e lógicas, a brincadeira desenvolve o raciocínio sem que pensar torne-se uma tarefa chata.
Corrida de Saco: Também chamada de corrida de canguru, ganha quem chegar mais rápido com os sacos nas pernas. É uma ótima idéia para reunir os amigos e faz todos se exercitarem bastante.
Bexiga d’agua: Um ótimo jogo para nossos dias quentes, enche-se varias bexigas com água e formam uma roda, cada um jogo pra um parceiro de jogo, ate que em certa a hora a bexiga estoura e é água pra todo lado.
Cabra cega: Em um pátio ou um ambiente sem obstáculos, pode-se brincar de cabra-cega. Enquanto quem está vendado aprimora a audição, ou outros se espalham em volta do pegador, que por meio da voz tenta encontrá-los
Stop: Dependendo da idade de seus filhos, essa brincadeira vai ser demais, alem de estimular a memória e a rapidez, e um ótimo divertimento em grupo.
- Façam um desenho a quatro mãos retratando um dia de férias que passaram juntos.
Deixe sua criatividade tomar conta das férias de seu(s) filho(s), não deixe de aproveitar essas férias ao máximo.

Fonte: Educar para crescer. 

Conta e tempo


Deus pede estrita conta de meu tempo,
É forçoso do tempo já dar conta;
Mas como dar sem tempo tanta conta,
Eu que gastei sem conta tanto tempo?

Para ter minha conta feita a tempo
Dado me foi bom tempo e não fiz conta;
Não quis sobrando tempo fazer conta,
Quero hoje fazer conta e falta tempo.

Oh! Vós que tendes tempo sem dar conta,
Não gasteis esse tempo em passatempo:
Cuidai enquanto é tempo em fazer conta.
Mas, oh! Se os que contam com seu tempo,
Fizessem desse tempo alguma conta,
Não choravam como eu, o não ter tempo.

Já separou um tempinho para Deus, hoje?

(Autoria atribuída a Laurindo Rabelo)

Dez dicas para não ter um Natal estressante



Todo final de ano parece seguir o mesmo roteiro: o trânsito piora, as lojas ficam cheias, o número de tarefas no trabalho parece aumentar e há ainda uma espécie de obrigação de “ficar feliz” por conta das festividades. O resultado dessa equação?  “O estresse do brasileiro aumenta a partir da terceira semana de novembro”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (Internacional Stress Management Association do Brasil), associação voltada para o estudo do estresse. Uma pesquisa feita instituição comprova: o nível de estresse no fim de ano aumenta em 75%.
É possível tomar algumas atitudes simples para encarar essa temporada de festas de forma bem mais tranquila. Veja algumas dicas de psicólogos e especialistas em planejamento do tempo para listar dez sugestões que podem ajudar a fugir das dores de cabeça típicas do mês de dezembro.

Priorize
Dedique algum tempo para refletir sobre o que é realmente importante para você e estabeleça objetivos globais para o período, recomenda o administrador Rodnei Domingues, professor de cursos sobre gerenciamento de tempo. “Algumas pessoas desejam aproveitar essa época para descansar, mas assumem tantos compromissos que se cansam mais do que em outros períodos do ano. Há, também, quem deseje fazer muitas coisas e não consiga realizar nada por não ter planejado com antecedência”, diz Domingues. Identificar claramente uma meta é um passo importante para evitar uma agenda tumultuada.
Organize
Planejamento é a palavra-chave para passar pela temporada de férias de forma tranquila, garante a psicóloga Ana Maria Rossi. “Os dias continuam com 24 horas. É preciso se dar conta de forma realista de quanto tempo falta para o fim do ano e do que ainda precisa ser feito”, afirma. Rodnei Domingues também aconselha: anote tudo em uma agenda, e mantenha-a sempre à mão. “É importante escrever os compromissos especificando o dia, a hora e o tempo de duração”, indica Domingues. Deixar algumas horas extras para imprevistos ajuda a evitar desgastes.
Diga Não
Sabendo o que realmente importa para você e o que cabe nos seus dias, recuse novas tarefas que não poderá cumprir. “Quando não houver tempo suficiente para todos os compromissos, escolha aquele que preferir”, sugere Ana Maria Rossi. Para o consultor Luciano Castelo, formado em filosofia, ciências sociais e psicologia, para saber dizer não corretamente a pessoa deve evitar dois extremos: a ansiedade e a indecisão. “O precipitado decide sem pensar e por isso pode tomar a decisão errada. O indeciso, por medo de escolher, acaba deixando passar o que não pode esperar.” Aprenda, portanto, a dizer não.
Inove
Faça o melhor possível, mas não exija demais de você, nem se culpe se o resultado não for absolutamente perfeito, aconselha Ana Maria Rossi. Segundo a psicóloga, deve-se usar a criatividade e a flexibilidade para encontrar caminhos mais simples de fazer o que é necessário. “Existe uma sobrecarga de atividades. Então, em vez de fazer para a ceia aquela torta maravilhosa que todo mundo adora, mas que dá um trabalhão, inove com uma receita mais simples, ou compre uma pronta. Todos vão apreciar da mesma forma”, garante.

Fonte: http://novotempo.com/radio/2011/12/16/dez-dicas-para-nao-ter-um-natal-estressante/

RECEITA DO DIA -> Aperitivo de Cascas de Batata (20.12.11)




INGREDIENTES:
Cascas de batata
- Óleo e sal


MODO DE PREPARO:
- Lave as cascas e frite-as em óleo quente, até ficarem douradas e sequinhas.
- Tempere à gosto
.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vem ai... Princípio e Fim!

"princípio e fim". design: @CarlosAndreG fotografia: @luquinhaz gravadora: @sonymusic @SonyMusicGospel @ lançamento previsto fev/mar 2012


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nesta quinta-feira (22/12) será o nosso Especial de Natal ao meio dia (13hs)! Vamos entrar neste clima de Natal e antecipar esta festa!
Esperamos por você!



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FLASHS do nosso Especial #5AnosNOAR

































FLASHS: Richarle Gonçalves e Edna


14/12 - 5 Anos NO AR

A DEUS agradecemos pela oportunidade que temos de participar deste Ministério, pelas bênçãos concedidas, pelas lutas vencidas e pela força!
Obrigado a VOCÊ pelo apoio, pelas orações, por interagir, por nos ajudar a fazer este Ministério funcionar!
Aos PATROCINADORES não temos palavras para agradecer, vocês não são pessoas são anjos! Anjos da Esperança!
Um grande abraço de toda equipe!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CLIPE -> Daniela Araújo - De D-s

Semana Especial - A Grande Esperança

O Quarteto Agnus está promovendo uma Semana Especial em comemoração aos seus 10 anos de louvor! De 04 à 09 de Dezembro às 19:15 na Igreja Adventista do Sétimo Dia que fica localizada na Av. General Alípio dos Santos na Cidade de Amontada-Ce!
As mensagens são extraídas de alguns temas do livro A Grande Esperança pelos nossos oradores Kléber Oliveira e Vitembergh Monteiro!
Fica o convite! Esperamos a sua presença!

Um grande abraço!
Richarle Gonçalves (2º tenor - Quarteto Agnus)